terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Itacambira MG


Municípios limítrofes

Grão- Mogol,Juramento,Botumirim,Bocaiúva e Francisco Sá
.

Itacambira é um município Brasileiro do estado de Minas Gerais situado a uma altitude de 1.048m. O município fundado em 1962 tem um total de 5.238 habitantes numa área de 1.795,7 km². Portanto com uma dencidade 2,5 hab./m². voce


HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1698, o capitão Miguel Domingues, junto com um grupo de paulistas, chegaram a região. Atacados por uma bandeira de mestiços, foram obrigados a se retirar, voltando mais tarde, quando os invasores constataram que o ouro era suficiente para todos. Alguns historiadores creditam a fundação do Arraial de Itacambira a Fernão Dias Paes, que usava o lugar como celeiro e guarnição para o distrito de Esmeraldas. Em 1840, com o nome de Santo Antônio do Gorutuba, é elevado a paróquia. Mais tarde, tem o nome mudado para Santo Antônio do Itacambiruçu da Serra de Grão Mogol. Em 1868, a freguesia perde sua sede e é transferida para São João Batista da Terra Branca, município de Grão Mogol. Como distrito de Grão Mogol, é chamado de Santo Antônio do Itacambira ou, ainda, Santo Antônio do Bom Retiro. O nome é reduzido para Itacambira em 1923 e, em 1962, o distrito torna-se município independente de Grão Mogol.

Acesso Rodoviário
BR-135, BR-040, MG-308
Distâncias
512 km da Capital.



Serra da entrada da cidade










Moinho
Distrito de Itacambira
2009

Serra de Santana

Rio Ribeirão Preto

Rio Moinho

























26 comentários:

  1. Linda a paisagem do lugar, que é ótimo para se viver...

    ResponderExcluir
  2. Itacambira é terra maravilhosa de gente simples e acolhedora.Essa terra q é pouco conhecida e valorizada até mesmo pelo seu povo possui belezas inarravéis,seu potencial turístico é enorme,mas,precisa ser conhecido e valorizado.
    Quem não conhece Itacambira venha conhecer!

    ResponderExcluir
  3. Amo essa cidade pequena e tranquila!!! Muitos descriminam e falam mal, mas na realidade eles não conhecem os melhores lugares dessa cidade. Itacas é mto bela, é uma cidade de povo acolhedor, carinhoso e bondoso!!! Para quem nunca foi, vale muito apena ir e conhecer aquele lugar abençoado por deus de pessoas e lugares especiais e encantador!!!
    Uhuuuuuuuuuuuuuu Te amo Itacas!!!!!

    ResponderExcluir
  4. maravilhosa cidade o ar de um sossego clima favoravel .o melhor de tudo onde o tenpo passa devagar onde dar para aproveitar cada instante. alen de um povo amigavel.

    ResponderExcluir
  5. itacasssssss te amo apesar de tudo de todas as insidencias e comtratenpos. saudades dessa maravilosa cidade pequena mas linda. de um povo sinples mas acolhedor sds desse amanhecer que nao ha em outro igual. sds desse maravilhosso sossego te amo itacambira.

    ResponderExcluir
  6. Já tive o prazer de morar em Itacambira,lugar lindo de gente boa e otimas cavalgadas regadas a muita carne e cerveja.tive o prazer também de ajudar a fazer a pista e os bolôes de vaquejada.
    sinto saudades.
    Ronaldo da Emater.

    ResponderExcluir
  7. Estou morrendo de saudades de todos vcs do São José mil beijos e abraços...Dora jundiai SP

    ResponderExcluir
  8. Parabens!
    Esse Blog ficou muito bacana.
    Eu nasci em Itacambira em 1976, vim para São Paulo em 1986 e nunca mais voltei na minha cidade natal, Ano retrasado eu tinha visto algumas dessas fotos no Google Maps, e agora fiquei surpreso com a nova cara da cidade!!
    Asfaltada??!!!
    Bem organizada, quando morava lá era bem pequena, e como cresceu!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabens itacambira cada vez mais linda, nasci em itacambira 1985,quando tinha 17 anos vim para são paulo,voltei em itacambira depois seis anos,itacambira mudou muito com achegada do asfalto ,itacambira e sempre mais e mais, cidade maravilhosa???. parabens pelo Blog nota 10???????????? clovis xavier da fazeda jardim...

    ResponderExcluir
  10. ITACAMBIRA MG TERRA BONITA , DE GENTE HOSPITALEIRA , TERRA DE SONHOS E POESIA , QUE AFANA A MINHA FANTASIA COM UMA PESSOA QUE JAMAIS SERA MINHA.

    ResponderExcluir
  11. Ja tive o prazer de conhecer essa cidade e fiquei encantada por suas paisagens... Gostaria de um dia poder voltar !

    ResponderExcluir
  12. Li o comentario de um anonimo que disse que a terra fana os sonhos de uma pessoa que jamais será dele...Comigo acontece o mesmo ,dor maior é lembrar que quando estive la a pessoa estava a meu lado e que infelizmente a vida nos separou....

    ResponderExcluir
  13. como não se encantar com uma cidade como essa, sou muito grato à vida por ter me dado a oportunidade de conhecer a cidade, seu povo, sua cultura, e ouvir das pessoas o quanto gostam de lá .acho que o encanto maior está nos mistérios que cercam a construção da igreja,as famílias tradicionais, e os casos verdadeiros ou falsos mas que só enriquecem as nossas lembranças. diante de um mundo tão violento de politicos corruptos, bandidagem, e tanta coisa ruim, gostaria de ter itacambira como quintal de minha casa.

    ResponderExcluir
  14. tenho lindas recordacões dessa cidade linda,foi ai que eu descobri o que é o amor ,fui muito feliz com meu amor pena que o tempo não suportou tanta crueldade da vida, poderia ter sido diferente se todos acreditase realmente no amor entre duas pessoas e não quissem destruir um amor tão lindo quanto o nosso parecia amor de novela mas foi bom enquanto durou.meu eterno amor [filezinho djdj]

    ResponderExcluir
  15. tem uns 16 anos que nao vou a itacambira o filho do prefeito se chamava edson e eu tinha apenas uns nove anos ele foi no casamento do meu tio na roça muito legal gostava da filha da dona da pensao que era linda a regiane mas eu era moleque muito legal tive que atravessar o ribeirao a nado com meus pais pq ele tava cheio foi uma epoca muito boa saudades desse tempo que passei ai

    ResponderExcluir
  16. Nossa!Quanta saudade sinto desse lugar maravilhoso e privilegiado que se chama Itacambira.Lugar que encanta qualquer pessoa,sinto muitas saudades desse incrível paraíso de onde eu morava. Além das fotos não possui nem comentários pois são difíceis até de explicá-las diante de tanta beleza!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CIDADE LINDA, COM BELEZAS INARRAVEIS QUANTA SAUDADE SINTO DAQUELE LUGAR. LUIZ FERNANDO B.

      Excluir
  17. itacambira simplesment linda;uma cidade maravilhosa, pena que nao moro mais ai. saudades; luiz fernando barbosa

    ResponderExcluir
  18. itacambira uma cidade maravilhosa. saudades. luiz fernando barbosa.

    ResponderExcluir
  19. lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  20. a familia do pai pai e dai gostaria de saber se vcs conhecem a familia do sitio tomas pires, o sr antonio duarte rocha e merquidia maria de jesus ,seus filhos:celestino, adao,joao,jose,e alvina meu pai eurico duarte de oliveira.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ziulene, deixarei esta resposta para as pessoas de Itacambira, não tenho conhecimentos por estes familiares da cidade.
      Boa sorte!
      Noel

      Excluir
    2. acho que conhecer, se o que estou pensando,,,,,ziulene, a maria de jesus, uma amiga do conselho tutelar da cidade ok.

      Excluir
  21. Uma dúvida: A antiga Serra de Santo Antônio de Itacambiruçu situa-se em Itacambira ou Grão Mogol?
    Há um arquivo histórico nestas cidades que retratam a ação de garimpeiros nesta serra no século XVIII?
    Obrigado.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  22. ABMAEL DUARTE-meu avo paterno foi um dos maiores contrutores de engenhos,rodas dagua e monjolos na cidade de itacambira ,o nome dele era antoninho de raquel,minha bisa.o meu pai foi comandante do destacamento de itacas entre 1978 e 1979 no periodo da grande enchente de 79.eu estive ai pela primeira vez neste periodo e me apaixonei pelo lugar que nunca saiu dos meus sonhos.serra dos gigantes ,poco do encantado e o ribeirao de aguas quentes...sonho em poder refazer essa viagem incrivel novamente.

    ResponderExcluir
  23. Tenho orgulho de ser itacambirense

    ResponderExcluir